Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Por: Daiana Nogueira



Sabe-se que no exercício da profissão, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfrentam grandes dificuldades. Toda a equipe depara-se com falta de infraestrutura das unidades de saúde, salários baixíssimos, ausência de um piso salarial e reconhecimento do seu trabalho.
Já são atualmente mais de 1 milhão de profissionais na categoria que se submetem à condição de atender a população, exercendo por vezes funções que nem são de sua competência, colocando em risco o diploma que adquiriu em pró de ajudar a sociedade que sofre por causa de um sistema de saúde precário e desumano.
A população é quem mais presencia o descaso da saúde pública no país, pois, profissionais trabalham desmotivados, sendo humanamente impossível prestar um trabalho de qualidade quando não são disponibilizada boas condições para a realização do mesmo.
A classe apenas tem visibilidade quando cometem grandes erros, custando a vida de um indivíduo, nada é relatado sobre as condições de trabalho ao qual são submetidos. A sobrecarga de trabalho, a péssima estrutura das unidades, piso salarial indefinido, expediente em mais de uma unidade, são fatores que contribuem para o desgaste físico e mental de um profissional que procura de todas as formas atender as necessidades de indivíduos com a saúde debilitada.
Portanto, a classe de profissionais de enfermagem, devem se unir para lutar e conquistar seus direitos como profissionais, adquirindo o respeito que a profissão merece, bem como todos os benefícios necessário para se trabalhar com dignidade e motivação para atender da melhor forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário