Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

O enfermeiro sempre foi caracterizado por ser responsável pela saúde do próximo que necessita desse cuidado. Mais atuar a profissão que é “cuidar” não é tão fácil como parece; para o profissional atuar de forma eficaz ele passa a ser responsável por tudo que envolve a instituição, setor, área em que se trabalha.
Independentemente da instituição, da especialização, do setor em que o profissional age, ele passar a carregar uma enorme carga, uma enorme responsabilidade; é uma carga horária de trabalho que deve ser cumprida, ações que devem ser planejadas, procedimentos a ser realizados e orientados para a equipe, enfim, é nessa corriqueira vida da enfermagem que nos debatemos com sua precarizações.
Hoje em dia a maior dificuldade de trabalho para muitos enfermeiros está relacionado ao salário baixo que é oferecido ao seu trabalho; mais cito um problema maior como dificuldade de trabalho nesta área , à precarização de um trabalho competente. Faz-se necessário atualmente, formação de enfermeiros com capacidade e visão para uma atuação multidisciplinar, na resolução de problemas que possam vir a existir; ter conhecimento para poder atuar com instrumentos e ferramentas que são disponíveis, sem perder tempo e o foco que é o cuidar.
As dificuldades são inúmeras diante qualquer área de trabalho, e na enfermagem não seria diferente; enfrentamos problemas com salário baixos, jornada de trbalho extensa, companheiros de profissão desqualificados, déficit de matérias e aparelhos para um bom desempenho em procedimentos, enfim, precarizações de trabalho. Então se o enfermeiro estiver sempre buscando conhecimentos, tiver a inteligência de se moldar e adaptar a situações existente, a conseqüência e de tentativas válidas para uma melhoria dessas dificuldades, claro que se faz necessário também quem o profissional corra atrás do que é da profissão por direito.


Flávia T.

Nenhum comentário:

Postar um comentário