Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012


ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Geizy Machado

É de suma importância discutir o papel e/ou função dos profissionais da área de enfermagem diante das condições de trabalho oferecidas ou impostas a essa categoria, pois se trata de servidores que se dedicam, se doam a cuidar de pacientes e na maioria das vezes não são reconhecidos pelas atividades que desenvolvem.
Ao longo da história da saúde pública no Brasil a enfermagem enfrenta diversas situações-problemas que dificultam a prestação de serviços e o atendimento aos pacientes. Na atualidade os problemas têm se ampliado cada vez mais trazendo prejuízos tanto para os enfermeiros que sofrem diversas consequências em sua atuação, quanto à população que poderia ter um atendimento melhor e mais digno.
É possível listar várias circunstâncias que desencadeiam problemas na atuação das equipes de enfermagem e que resultam na precarização do trabalho: a falta de infraestrutura, medicamentos, equipamentos e recursos humanos nos hospitais têm sido indicadores agravantes que interferem na prática profissional dos enfermeiros.
Não se pode deixar de mencionar que o processo de precarização do trabalho em relação à atuação da enfermagem encontra-se atrelado a grande demanda de pacientes para a quantidade insuficiente de enfermeiros que os hospitais, postos ou centros de saúde pública possuem.
Além da carga horária excessiva e exaustiva de trabalho, muitos enfermeiros cumprem plantões em mais de uma unidade de saúde para “garantir um salário melhor”, pois o sistema de saúde vigente no país – SUS, gerenciado pelo do governo não oferece salários dignos que possam garantir uma jornada de trabalho menor e rentabilidade suficiente para que esses profissionais tenham saldo de tempo para se dedicar a capacitações (cursos e estudos) entre outras atividades que possam dar-lhes condições de desempenhar um serviço melhor e com mais segurança.
Contudo, os enfermeiros ainda sofrem um desgaste emocional mediante aos esforços, o cansaço físico e o estresse em ter que lidar com os variados de tipos de atendimentos e de pacientes. A cada procedimento há uma orientação diferenciada e tudo isso demanda um postura profissional repleta de atenção, compromisso e ética e para atuarem dessa forma o profissional acaba anulando suas inquietações, suas angústias em relação ao baixo salário e ao cenário de insuficiências de recursos em que estão inseridos para satisfazer as necessidades dos pacientes.
Diante das abordagens acima citadas, faz-se necessário que a área de enfermagem seja reconhecida devido a sua importância para a prevenção e manutenção da saúde pública, a partir de políticas que contemplem melhores condições para atuação desses servidores.


As principais medidas para minimizar a precarização da atuação dos enfermeiros são:
1.    A criação do plano de carreira que garanta a esses servidores salários adequados;
2.     A redução da jornada de trabalho;
3.    A contratação de mais profissionais para tentar garantir um melhor atendimento aos pacientes e menos excesso de trabalho a equipe de enfermagem;
4.    Oferecer equipamentos de segurança, cursos e treinamentos para reduzir os acidentes de trabalho em que estão expostos esses profissionais;
5.    Equipar as unidades de saúde de recursos materiais e humanos para que as atividades de enfermagem possa se desenvolver e coadunar em eficiência, satisfação e qualidade de vida e serviço para profissionais e pacientes.
Sabe-se que há inúmeras situações que dificultam a atuação da enfermagem e, por conseguinte acarreta problemas no gerenciamento dos serviços de saúde pública no país. Sabe-se também que várias ações poderão ser adotadas para diminuir os problemas circunstanciais que ocasionam a precarização do trabalho dos enfermeiros e que impedem melhores atendimentos, entretanto não é tão evidente que essas ações aconteçam em curto prazo, ou seja, imediato.
Sendo assim, é imprescindível que discussões como essas em torno da temática central desse texto sejam frequentes para que o sistema de enfermagem um dia possa contar com condições dignas de trabalho e, sobretudo para que essa profissão possa ser valorizada em suas múltiplas ações e funções, afinal exercer essa profissão é assumir um sacerdócio em cuidar de vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário