Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

ABCDE do Trauma

A B C D E   DO TRAUMA:


A-  ESTABILIZAÇÃO DA COLUNA CERVICAL E DA VIA AÉREA:
O movimento excessivo pode tanto causar, quanto agravar lesões neurológicas.
As vias aéreas devem ser rapidamente verificadas para assegurar que estão abertas e limpas.

B- MANUTENÇÃO DE UMA VIA AÉREA ADEQUADA:
Uma vez que a via aérea  estiver pérvia,  a qualidade e quantidade de ventilação do paciente devem ser avaliadas, mantendo-se uma administração  de oxigênio eficaz aos pulmões.

C- ESTABILIZAÇÃO DA CIRCULAÇÃO E SANGRAMENTO:
O controle da hemorragia é uma prioridade. Em casos de hemorragia externa, aplicação de pressão direta no local da hemorragia. Muitas causas de hemorragias são de difícil controle fora do hospital.O tratamento pré- hospitalar consiste e um serviço médico equipado para o controle cirúrgico da hemorragia.

D- DEFICT NEUROLÓGICO:
A escala de coma de Glasgow é uma ferramenta utilizada para determinar o nível de consciência de forma simples e rápida da função cerebral.

E- EXPOSIÇÃO E EXAME FÍSICO:
A etapa inicial no processo de avaliação é tirar as roupas do paciente porque sua exposição é fundamental para encontrar todas as lesões. Baseia-se em uma etapa extensa, onde se avalia o paciente como um todo, realizando o exame céfalo-caudal.


Referências:
SCOTT B. FRAME (Estados Unidos da América) (Ed.). PHTLS: Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado. 5. ed. New Orleans: Elsevier, 2003. 451 p.

3 comentários: