Páginas

domingo, 27 de maio de 2012


Atividade 02.

Se analisarmos as transformações do modelo econômico global no contexto da globalização econômica dois fenômenos seriam fundamentais ,não só para que se compreenda a atividade produtiva, mas para que também se entenda o papel social de cada profissional.
Estes fenômenos que aconteceram de maneira simultânea e se apresentam para o Brasil em 1990, são precarização e a flexibilização do trabalho. Estes são responsáveis por uma acentuação da violência no âmbito social, e pelo desencadeamento de diversas doenças somáticas. O que fazer para atender os trabalhadores suscetíveis a estes processos? Este é um desafio para nós profissionais de saúde que estamos vinculados ao sistema público de saúde brasileiro, caracterizado por ser acessível ao conjunto de trabalhadores. Isso porque a enfermagem precisa atender também as necessidades sociais.
Futuros colegas, neste contexto devemos pensar de duas formas: Como nós estamos para o processo de flexibilização do trabalho, como contratados, e como nós estamos para atender pacientes submetidos a este fenômeno? Precisamos atuar de forma a prestar um cuidado, mediando – o para a equipe de enfermagem e de saúde. E acima de tudo educando em saúde.

CARDOSO, ANA LÚCIA. O TRABALHO DA ENFERMAGEM: análise e perspectivas. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n6/a16v56n6.pdf, acessado em 23 de maio de 2012 às 19h 19min.

GOMEZ MINAVO, CARLOS E FONSECA, SONIA MARIA. Precarização do trabalho e desproteção social: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v4n2/7123.pdf, acessado em 23 de maio de 2012 as 19h 21min.

Naildes Almeida da Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário