Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM DIANTE DO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Por: CARINA DAMASCENO DA COSTA.


Como uma ciência humana, a Enfermagem tem e necessita de conhecimento técnico e cientifico para realizar o cuidar, tratando o estado de saúde e de doença, envolvendo a intimidade de cada individuo.
Tendo o cuidar como núcleo de responsabilidade, os profissionais de enfermagem enfrentam barreiras para atender a demanda que necessita de um cuidado humanizado.
Os impasses encontrados se caracterizam com as horas de trabalho, a falta de piso salarial, o conflito entre os profissionais da mesma área, desorganização do serviço, superlotação, falta de material e a estrutura da unidade não oferecendo suporte para o acolhimento desta classe.
Esses problemas acarretam o anestesiamento e alienação do profissional, levando a precarização do trabalho e respectivamente do serviço prestado. Tais fatores influenciam no gerenciamento e aproximação enfermeiro-paciente, com declínio na construção da saúde coletiva.
De acordo com tais dificuldades, o enfermeiro deve lutar pelos seus direitos, mas, atendendo seus deveres como profissional da área de saúde. Sua atuação deve ser baseada em autonomia, reflexão, justiça social, responsabilidade e em consonância com os preceitos éticos e legais que regem a profissão para assim poder suprir as próprias necessidades quando aos dos indivíduos que serão oferecidos à assistência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário