Páginas

domingo, 27 de maio de 2012


Letícia Rosa Muniz

Visando o cuidado para com o paciente, é necessário que o profissional de enfermagem adéqüe-se ás normas e rotinas da instituição em que trabalha para uma melhor assistência ao cliente.
Assim como todas as profissões existem qualidades e defeitos, na área de saúde não é diferente: falta de materias, falta de estrutura física das instituições hospitalares, noites mal dormidas, maus hábitos alimentares.  Esses fatores são característicos ao processo de trabalho da enfermagem, exercendo uma intensa influência na qualidade de vida desses profissionais. Para Mantovani et al  ( 2009) essas conseqüências são decorrentes  do dia-a-dia dos enfermeiros,  havendo uma grande probabilidade para adquirir doenças  que estão diretamente interligadas  ao ambiente de trabalho em que esses trabalhadores  encontram-se expostos.  De acordo com Santos et al (2010)  por conseqüência do grande numero de enfermeiros no mercado de trabalho, os profissionais mais jovens são obrigados a cumprir uma elevada carga horária de trabalho, fator esse, que influencia fortemente para o aparecimento de algumas doenças, entre elas o stress.
Sabemos que as dificuldades fazem parte do cotidiano de qualquer ser humano, mas é necessário que haja: perseverança, esperança, e união entre os profissionais de enfermagem para não habituar-se á precarização em que frequentemente são submetidos.


MANTOVANI, et AL. Panorama da produção do conhecimento em enfermagem na saúde do trabalhador: impacto e perspectivas. Revista brasileira de enfermagem, Brasilia , v. 62 , nº 5,  sept/oct de 2009. Disponivel em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000500024> Acesso em : 24 de maio de 2012

SANTOS, et AL. O estresse do enfermeiro nas unidades de terapia intensiva adulto: uma revisão da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 6, nº 1, 2010. Disponível em : <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1806 69762010000100014&script=sci_arttext> Acesso em : 26 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário